segunda-feira, 23 de julho de 2007

Crises Económicas

Ás vezes fico impressionado com a facilidade de prever crises económicas...he he he
Esta ultima então foi uma limpesa.
Se repararem, estamos mais ricos, muito mais ricos. Na década de 80, cerca de 75 do rendimento das familias ia para a alimentação, agora...no máximo 25% do rendimento vai para essas necessidades básicas, e falo no máximo porque o cabaz de compras hoje nada tem a ver com o da década de 80. Não existiam bifidos activos nem passivos.....

A questão é que o rendimento aumentou muito e as necessidades também, e isso cria um problema que já aconteceu noutros países desenvolvidos que é a deslocalização para paragens mais baratas....aconteceu em França na década de 90 e em espanha no fim da década de 90.

O exemplo espanhol é o que mais gosto pelo tipo de impacto que teve. Se repararem, a Espanha sofreu um problema de deslocalização muito repentino, que gerou uma grave crise económica e taxas de desemprego na ordem dos 23%. Foi uma passagem muito dura, e que teve graves consequências sociais, mas....o tempo passou e a Espanha devagarinho foi diminuindo o desemprego e aumentando de forma consolidada o seu crescimento.
Enganem-se aqueles que pensam que as industrias texteis vão regressar....até era mau sinal. Era sinal que a nossa economia era suficientemente pobre para as acolher.

Agora, é altura de tomar as decisões dificeis, aquelas que não trazem nada no imediato e que não são muito eleitoralistas, porque se gasta o dinheiro e não se vê resultados a curto prazo.

Se o país enriqueceu, é preciso vencer por outras frentes, as frentes do conhecimento, formação, simplicidade administrativa.

Isso não se consegue de um dia para o outro, é um processo gradual e tem consequências políticas.

Sem comentários: