segunda-feira, 23 de julho de 2007

Crises Económicas

Ás vezes fico impressionado com a facilidade de prever crises económicas...he he he
Esta ultima então foi uma limpesa.
Se repararem, estamos mais ricos, muito mais ricos. Na década de 80, cerca de 75 do rendimento das familias ia para a alimentação, agora...no máximo 25% do rendimento vai para essas necessidades básicas, e falo no máximo porque o cabaz de compras hoje nada tem a ver com o da década de 80. Não existiam bifidos activos nem passivos.....

A questão é que o rendimento aumentou muito e as necessidades também, e isso cria um problema que já aconteceu noutros países desenvolvidos que é a deslocalização para paragens mais baratas....aconteceu em França na década de 90 e em espanha no fim da década de 90.

O exemplo espanhol é o que mais gosto pelo tipo de impacto que teve. Se repararem, a Espanha sofreu um problema de deslocalização muito repentino, que gerou uma grave crise económica e taxas de desemprego na ordem dos 23%. Foi uma passagem muito dura, e que teve graves consequências sociais, mas....o tempo passou e a Espanha devagarinho foi diminuindo o desemprego e aumentando de forma consolidada o seu crescimento.
Enganem-se aqueles que pensam que as industrias texteis vão regressar....até era mau sinal. Era sinal que a nossa economia era suficientemente pobre para as acolher.

Agora, é altura de tomar as decisões dificeis, aquelas que não trazem nada no imediato e que não são muito eleitoralistas, porque se gasta o dinheiro e não se vê resultados a curto prazo.

Se o país enriqueceu, é preciso vencer por outras frentes, as frentes do conhecimento, formação, simplicidade administrativa.

Isso não se consegue de um dia para o outro, é um processo gradual e tem consequências políticas.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Porque alguns ganham dinheiro na bolsa?

Engraçado que muita gente se iludiu com a bolsa e perdeu dinheiro com isso. A verdade é que muitos compram acções quando acham que elas vão subir e outros compram quando ouvem que estão a subir....

Por norma, em alturas de crescimento económico, os principais titulos têm todas as condições para subir naturalmente, pelo menos por causa dos ganhos que vão tendo.

O problema poe-se quando se começa e especular sobre determinado titulo e se compra depois das notícias sairem nas televisões....neste caso entramos na área da especulação, e quando esta existe, existem associadas corecções e é vulgar ver investidores medrosos que mal as coisas começam a descer, vendem para não perder mais.....

Na bolsa, não pode existir medo, e só se deve investir aquilo que estamos dispostos a perder.
Também é importante analisar a evolução dos titulos nos ultimos meses, e ao mesmo tempo consultar os ratings dos bancos para os diversos titulos.
Para quem não acompanha a bolsa, deve ficar-se pelos titulos mais movimentados do PSI20.

Mas quem tenha medo, mais vale ficar com os depósitos a prazo, dá melhor dormir.....

A famosa dupla tributação

Acho uma piada a quantidade de jornais e de jornalistas de gastam latim por conta das duplas tributações......

Sempre considerei isto uma falsa questão e mais uma razão para sei lá....ou falar mal do estado ou então para tirar algum beneficio com isso.

A verdade é que o estado tem que colectar impostos.....de uma maneira ou de outra. É inevitável, porque todos queremos melhor educação, melhor saúde e melhor protecção social.

Se o estado na compra de carros aplica IVA ao valor do IA, então façam melhor.......aumentem o IA, não apliquem IVA ao IA e deixemos os senhores contentes.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Impostos sobre o trabalho

É algo que me irrita profundamente.....
Tributar as pessoas pelo trabalho com taxas exorbitantes e que constituem um entrave á criação de emprego.
É completamente anti-social, senão vejam os inconvenientes..
1. só pode meter despesas de saúde no irs que trabalha, porque quem está desempregado não pode ser "ajudado".
2. tritutar o trabalho, fomenta sistemas de pagamentos "por fora" e coloca os trabalhadores em situações precárias.
3. fomenta a evasão fiscal

Se a tributação fosse sobre o consumo apenas, quem consumisse era tributado e os prevaricadores eram realmente apanhados na compra dos seus bens de luxo.

Coloquem o IVA a 30% e retirem a tributação sobre o trabalho e vão ver que a receita não diminui nem o custo de vida....o que me importa pagar mais se tambem recebo mais ???

Agora, uma coisa é certa, quem comprar carros de luxo, vai ser tributado.